Você sabe quando foi o último show dos Beatles? Muitas pessoas têm essa curiosidade sobre os quatro garotos de Liverpool.
Os Beatles foram um verdadeiro fenômeno do Rock and Roll e do Show Business em geral. O quarteto ganhou o mundo com músicas que marcaram a vida de milhões de pessoas.
Depois de 1962 com o lançamento do seu primeiro álbum “Please Please Me” a banda não parou mais de crescer.
Tanto que em 1964 com a apresentação no programa Ed Sullivan (que possuía a maior audiência da TV americana), o fenômeno conhecido como beatlemania se tornou realidade.
Na época, para os fãs ver os quatro juntos no palco era algo surreal e fantástico, mas para John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr as coisas começaram a ficar cansativas.
Muitos fãs ainda têm dúvidas quando de fato foi o último show da banda, ainda mais depois do lançamento do documentário Get Back, dirigido por Peter Jackson, mostrando os bastidores do ano de 1969 e a produção do álbum “Let it Be”.
Leia também no Portal Notícias Diretas – Franquias de baixo custo: 3 opções para você empreender.
Quando foi o último show dos Beatles? A última turnê aconteceu em 1966
Com o sucesso estrondoso dos Beatles no mundo todo, a beatlemania tomou conta dos jovens. O quarteto começou a viajar por vários cantos do globo em apresentações lotadas.
No entanto, no ano de 1966 a situação começou a ficar insustentável para os Beatles. A banda vivenciou cenas de violência no aeroporto das Filipinas, após terem se envolvido em uma polêmica com a primeira dama do país por recusarem um convite para um jantar.
Além disso, em 1966 os Beatles também foram alvos de ameaças pela Ku Klux Klan, fato que abalou demais a banda.
Na época os Beatles não aguentavam mais se apresentar ao vivo por conta da qualidade das apresentações. Inclusive, John Lennon chegou a dizer que a apresentação do quarteto era um “Show de Horrores”.
De fato as apresentações eram recheadas de gritos, desmaios e confusões. A tecnologia, aparelhagem e infraestrutura para grandes eventos ainda era muito rústica e por isso os Beatles faziam verdadeiros milagres em suas apresentações.
Na verdade, os quatro chegaram a revelar que não escutavam o que eles tocavam nas apresentações. Principalmente nas apresentações em estádios.
Com a insatisfação dos músicos com apresentações cada vez piores, os quatro decidiram parar com os shows ao vivo.
Por isso, o último show dos Beatles com venda de ingressos e presença massiva de público aconteceu em 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park em São Francisco, na Califórnia.
A partir daí, os Beatles começaram a se dedicar exclusivamente na produção de álbuns como o Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (1967) e o Álbum Branco (1968).
Na época, era impossível reproduzir ao vivo esses álbuns na íntegra. Fato que corroborou ainda mais para os quatro manterem a decisão de não se apresentarem mais.
Rooftop Concert – 1969
Por mais que o último show dos Beatles com venda de ingressos tenha acontecido em 1966 em São Francisco. A banda voltaria a se apresentar ao público em 1969 em Londres na Inglaterra.
Os Beatles planejavam finalizar as gravações do álbum e filme “Let it Be” com uma apresentação, possivelmente nas Bahamas.
No entanto, por diversos motivos, não foi possível levar o plano adiante e os Beatles resolveram se apresentar no terraço da Apple Corps em 30 de janeiro de 1969.
Os Beatles subiram no terraço e começaram a tocar músicas que estavam produzindo na época. Uma enorme aglomeração ocorreu na rua para ouvir os rapazes.
O barulho e a enorme quantidade de pessoas irritou empresários e banqueiros que logo encheram a polícia local com reclamações para acabar com o concerto.
Era o fim do sonho de ver os Beatles ao vivo, depois da chegada da polícia a banda teve que encerrar sua última apresentação em 30 de janeiro de 1969.
Por fim, em 1970, por conta dos conflitos internos, os Beatles acabaram. A banda deixou um legado incrível e músicas que marcaram a vida de milhões de pessoas no mundo todo.