Você sabe qual foi a capital do Brasil antes de Brasília? Muitas pessoas não sabem, mas o país já teve três outras cidades como capital.
Logo após a chegada dos portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral, o Brasil foi organizado no sistema das capitanias hereditárias pela Coroa Portuguesa. Desse modo, o território brasileiro foi dividido em 15 faixas de terras, chamadas de capitanias que eram lideradas por nobres de confiança do rei.
Depois de algum tempo o sistema começou a ruir por falta de organização e investimentos. Por conta disso, todo o território precisou ser reorganizado por meio de um Governo Geral para que a colônia voltasse a dar riquezas para Portugal.
O tema pode ser cobrado em provas, no Enem e diversos vestibulares do país. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!
Primeira capital do Brasil
No dia 29 de março de 1549, Salvador na Bahia foi escolhida a capital do Brasil. Na época, ela foi nomeada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
Sua escolha aconteceu por ela estar presente na região Nordeste do Brasil que na época era a maior produtora de pau-brasil e açúcar. Outro ponto importante é que a sua localização era estratégica para a exportação dos produtos.
O português Tomé de Sousa foi nomeado o primeiro governador-geral do Brasil e exerceu o cargo entre 1549 e 1553. Ao longo de mais de dois séculos, Salvador foi a capital do Brasil. No entanto, tudo mudou com a descoberta de ouro.
Com o metal precioso em abundância, sobretudo em Minas Gerais, Salvador acabou enfraquecendo estrategicamente para os interesses da Coroa e por isso perdeu seu posto de capital.
Segunda Capital do Brasil
Em 1763, a sede do governo brasileira deixa de ser Salvador e passa a ser o Rio de Janeiro. A ideia da Coroa era fiscalizar as regiões da mineração durante o ciclo do ouro.
A cidade possuia localização estratégica com a Baía de Guanabara contra possíveis invasores. Além disso, a cidade tinha um porto que facilitava o comércio com a região do ouro.
A mudança para o Rio de Janeiro fortaleceu a cidade e a transformou em um potencial centro econômico, político e cultural do país.
O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil até 1960 quando o Governo JK levou a sede do governo para Centro-Oeste.
Qual foi a capital do Brasil antes de Brasília? curiosidade
Um fato curioso sobre qual foi a capital do Brasil antes de Brasília é que durante o Regime Militar, Curitiba no Paraná foi a capital do Brasil por três dias, entre 24 e 26 de março de 1969.
A ideia era o fortalecimento do regime, além de aproximá-la da região Sul do Brasil. A cidade paranaense foi escolhida por conta do apoio do prefeito da cidade e do governador do estado ao Regime. Ademais, a esposa do General Costa e Silva era curitibana.
Brasília
No dia 21 de Abril de 1969, o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do País e a sede do governo foi transferida para Brasília. A cidade foi construída pensando nas necessidades do governo, além de promover a integração com áreas mais interioranas do Brasil.
Brasília foi construída seguindo o plano urbanístico de Lúcio Costa e agraciada com diversas obras de Oscar Niemeyer.
Vale destacar que o presidente Juscelino Kubitschek queria um local afastado do Rio de Janeiro e geograficamente estratégico em casos de guerra. Além disso, a pressão popular seria bem menor, afinal, foi uma cidade construída do zero.
É importante frisar que a construção da cidade fazia parte do plano de metas do Governo JK, ideia proposta pelo presidente durante campanha eleitoral na época.
E aí, gostou de aprender qual foi a capital do Brasil antes de Brasília? Leia também no portal Notícias Diretas: