Não sabe como trocar chuveiro e precisa de ajuda? Muitas vezes a peça acaba queimando quando menos esperamos.
Há também quem queria trocar o chuveiro por um modelo melhor. No entanto, muitas dúvidas surgem na hora de realizar a troca.
Atualmente, muitas pessoas têm resolvido alguns problemas de instalação em casa sem a ajuda de um profissional gabaritado.
O “Do it Yourself” ou “Faça você mesmo” está virando tendência no Brasil.
Desse modo é possível economizar com mão de obra sem gastar nada com a troca do chuveiro.
No entanto, é preciso tomar os cuidados necessários e seguir todas as orientações para realizar a troca do chuveiro.
Neste post vamos ensinar como trocar chuveiro com um passo a passo simples e fácil. Acompanhe!
Como trocar chuveiro – Passo a passo simples e fácil
Aprender como trocar chuveiro pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro.
Primeiramente, antes de começar a troca do chuveiro separe todas as ferramentas que irá utilizar nessa atividade. São elas:
- Chave de fenda
- Alicate
- Conector de porcelana três fios
- Fita isolante
- Fita veda rosca
- Chuveiro novo
Caso não tenha alguns desses materiais disponíveis em casa, dirija-se ao depósito de construção mais próximo ou peça emprestada para vizinhos, amigos ou parentes.
Depois de reunir os materiais é hora de colocar a mão na massa. Veja o passo a passo simples sobre como trocar chuveiro de maneira segura.
- Primeiramente você deve desligar o disjuntor do banheiro, assim como o registro de água. Isto é fundamental para garantir a segurança e evitar possíveis choques e acidentes;
- Em seguida retire toda a fita isolante presente na ligação do antigo chuveiro.
- Depois desconecte todos os fios ligados à rede elétrica. Geralmente são 3 fios, 2 ligados diretamente na eletricidade e um terceiro como fio terra na cor verde.
- Retire o chuveiro antigo com cuidado para não quebrar ou danificar o cano de água.
- Com o chuveiro antigo retirado é hora de instalar o novo chuveiro. Encaixe o novo chuveiro no cano de água e use a fita veda rosca para evitar possíveis vazamentos.
- Em seguida, com o auxílio da chave de fenda ligue os fios ao conector de porcelana, deixando-os bem firmes. Atenção: É importantíssimo que a rede elétrica esteja desligada em todo o procedimento.
- Depois de ligar os fios aos conectores é hora de vedá-los com fita isolante. Esse procedimento é fundamental para que eles não fiquem expostos, evitando possíveis choques.
- Pronto, seu chuveiro novo está instalado. No entanto, é preciso seguir alguns procedimentos antes de ligá-lo. O primeiro deles é ligar o registro de água e com o chuveiro na posição “desligado” deixe a água correndo por um tempinho.
- Se tudo estiver ok, feche o chuveiro e religue a rede elétrica. Escolha a temperatura do chuveiro desejada e veja se ele está funcionando normalmente.
- Por fim, veja se todas as estações de temperatura estão funcionando.
Atenção: Caso surja alguma dúvida no processo você pode consultar as instruções presentes na embalagem do fabricante do chuveiro.
Além disso, caso o chuveiro apresente algum defeito será preciso levá-lo para troca.
Dica final: toda vez que for mexer com materiais elétricos, em hipótese nenhuma esteja com as mãos molhadas ou descalço.
Desse modo, certifique-se que o ambiente está devidamente seco e apto para o procedimento.
É importante ressaltar que mesmo com as dicas muitas pessoas ainda não se sentem seguras em trocar o chuveiro.
Além disso, caso não tenha segurança, procure um profissional gabaritado no assunto ou converse com algum parente e amigo que já realizou esse procedimento.
E então, gostou de aprender um pouquinho mais sobre como trocar chuveiro? Compartilhe com amigos e familiares e não esqueça de deixar um comentário.
Leia também no Portal Notícias Diretas – 7 curiosidades sobre a borboleta