Está procurando curiosidades sobre a borboleta? Muitas pessoas desejam ficar por dentro destes incríveis e lindos animais voadores
As borboletas são bonitas, charmosas e encantam por onde passam. Por mais que algumas pessoas tenham medo dela, ela é inofensiva ao ser humano. Sua beleza dá um toque ainda mais especial na paisagem, enriquecendo a natureza.
Mas além de sua beleza, esses bichinhos são muito interessantes e carregam diversas curiosidades.
Se você quer saber mais sobre algumas curiosidades sobre a borboleta e se surpreender, acompanhe o artigo e saiba mais!
Borboletas e Mariposas não são a mesma coisa
As borboletas são belas e extremamente delicadas. O que muitas pessoas não sabem é que existe diferença entre borboletas e mariposas.
Embora sejam consideradas “irmãs” por alguns cientistas, pois pertencem ao grupo dos “Lepidoptera”, elas não são o mesmo animal.
Mesmo realizado o mesmo processo de amadurecimento, por meio da metamorfose quando passam de lagarta para casulo e posteriormente ganham asas. A diferença entre os dois animais não é apenas estética.
Para conseguir realizar a diferenciação será necessário prestar muita atenção na anatomia dos dois bichos.
As borboletas de modo geral possuem antenas finas e lisas. Já as mariposas possuem antenas grossas e com aparência peluda.
Outro ponto de diferenciação são as asas. As borboletas deixam suas asas para o alto quando estão descansando. Já as mariposas preferem deixá-las abertas e para baixo.
Mais de 17 mil espécies de borboletas
É possível notar a presença de diferentes estilos de borboletas com suas cores e formatos incríveis.
Por isso, chama a atenção o número de espécies. De acordo com especialistas, são mais de 150 mil espécies de lepidópteros (borboletas e mariposas) em todo o planeta Terra.
Deste montante, o Brasil possui pelo menos 3.500 dessas espécies voando pelo seu território continental.
Vale destacar que oficialmente falando são mais de 17 mil espécies de borboletas catalogadas no mundo.
Degustação pelos pés
Uma das maiores curiosidades sobre a borboleta é que ela realiza a degustação pelos pés.
Reserve um tempinho e repare como elas pousam cuidadosamente sobre as flores. Nesse movimento, elas estão saboreando as flores com os pés.
Para nós seres humanos parece um tanto desagradável essa curiosidade. Mas certamente para as borboletas é um momento super delicioso, não é mesmo?
Expectativa de vida
Esses bichinhos voadores enchem o coração dos espectadores com beleza e charme.
No entanto, uma das curiosidades sobre as borboletas mais tristes é que elas possuem uma expectativa de vida bem curta.
De acordo com profissionais gabaritados no assunto, as borboletas vivem em média entre 2 semanas e um mês após deixarem seu casulo.
Vale destacar que nesse meio tempo, elas realizam atividades fundamentais para garantir a continuidade da espécie na Terra, como por exemplo:
- Se alimentam degustando o sabor de variadas flores;
- Copulam;
- E procriam.
Para se ter uma ideia de quão rápido pode ser a vida de um lepidóptero. Uma determinada espécie de mariposa vive apenas um dia, ou seja, algumas horas.
Nesse tempo, ela deixa seu casulo, realiza todas as atividades necessárias para procriação e morre logo em seguida.
Maior borboleta do mundo
No Brasil estamos acostumados a ver pequenas borboletas. Mas, em algumas partes do mundo elas podem ultrapassar os 30 centímetros.
Na Papua-Nova Guiné, existe a espécie conhecida como Ornithoptera Alexandrae que pode passar dos 30cm de envergadura.
Para se ter uma ideia, no Brasil um dos tipos mais comuns de borboleta possui em média 12cm e a maior já registrada possui 17cm.
Supervisão
Uma das curiosidades sobre borboletas mais interessantes são o potencial da sua visão.
Elas possuem milhares de pequenos olhos espelhados pelo corpo, dando ao inseto uma supervisão.
Para se ter uma ideia do potencial da visão das borboletas, elas podem enxergar ultravioletas que os seres humanos não conseguem ver.
Todo esse poder acaba ajudando as borboletas a enxergarem o néctar presente nas flores.
Mecanismo de defesa
Belas, exuberantes e frágeis. Assim podemos definir as borboletas. Mas você sabia que as borboletas possuem sistema de defesa.
No caso das borboletas Ithomiini que estão presentes em todo o território brasileiro, elas adoram se alimentar de uma planta venenosa conhecida como leiteira.
Essa espécie de borboleta é muito comum ser encontrada nas cores laranja e amarelo e essas substância ingeridas por elas podem acabar irritando alguns predadores ou até mesmo visitantes que não sejam bem vindos ao seu habitat.
E aí, gostou de conhecer algumas curiosidades sobre as borboletas? Compartilhe com seus amigos e familiares.
Leia também no Portal Notícias Diretas – Cachorro peludo pequeno: 4 raças para você conhecer!