A Golden Hour gera muitas dúvidas para papais e mamães no mundo todo. A tão celebrada hora da chegada de um bebê pode influenciar os próximos passos do pequeno.
O momento que o bebê nasce na maioria das vezes é especial na vida do casal, além de se tornar um verdadeiro alicerce para a criança.
A primeira hora de vida do bebê com o contato direto com os pais gera vínculos importantes para o desenvolvimento emocional, além de criar bases sólidas para os próximos passos.
Outro ponto importante é que o ambiente tranquilo ajuda no desenvolvimento cognitivo ao estimular os sentidos da criança.
Ao estar desde o primeiro momento ao lado dos pais o bebê cria uma sensação de segurança e conforto. Isto é fundamental para desenvolver o senso de confiança ao longo da vida do pequeno.
Desse modo, podemos entender como Golden Hour a primeira hora de vida do bebê. Nela é importante levar em consideração os cuidados imediatos com o recém-nascido.
Logo após o nascimento é fundamental o contato da mãe pele a pele com o bebê para que aconteça a regulamentação térmica, diminuição do estresse, ajustes dos batimentos cardíacos e o favorecimento da microbiota da criança.
O contato com o filho também alivia o estresse da mãe por conta da liberação da ocitocina, além de estimular o vínculo com o filho.
Amamentação na Golden Hour
Além do contato pele a pele, a amamentação é fundamental na Golden Hour. Ela ajuda na contração uterina, corrobora para a descida do leite, estimula o vínculo entre a mamãe e o bebê, evita a hipoglicemia após o nascimento da criança.
Vale frisar que independente do tipo de parto se ele é normal ou cesárea a Golden Hour deve ser realizada. Ela só não deve ser realizada, caso o bebê ou a mãe necessitem de cuidados emergenciais.
O que pede o Ministério da Saúde para que a hora dourada aconteça nos hospitais
O Ministério da Saúde leva em consideração 10 passos criados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), confira abaixo:
- Criar uma política de aleitamento materno para que seja transmitida pela equipe de saúde;
- Capacitar a equipe para que a política seja devidamente implementada
- Informar as gestantes sobre os benefícios do aleitamento materno;
- Auxiliar as mães no aleitamento na primeira hora após o parto (Golden Hour), colocar a criança em contato pele a pele com a mamãe, logo após o parto;
- Ajudar as mães mostrando as melhores posições para que o recém-nascido seja devidamente amamentado e informar como manter a lactação caso ela seja separada do filho;
- Não oferecer ao bebê alimentos que não seja o leite materno; a não ser por indicação médica;
- Permitir que mãe e bebê fiquem juntos 24h por dia;
- Incentivar que a amamentação aconteça sobre livre demanda;
- Não oferecer ao recém-nascido bicos artificiais e chupetas;
- Promover a criação de grupos de apoio e informar as mães após a alta da maternidade.
E então, gostou de ficar por dentro sobre o que é a Golden Hour? Compartilhe com amigos e parentes e deixe um comentário!
Não deixe de ler também no portal Notícias Diretas – Cachorro peludo pequeno: 4 raças para você conhecer!